domingo, setembro 24, 2006

Como ter um casamento de êxito - truques e ideias


Não existem casamentos perfeitos, mas existem uns com mais êxito que outros. Toda a gente tem truques e ideias para um casamento bem-sucedido. Apresento 12 ideias resumidas destes truques, que casais com casamentos de sucesso utilizam no seu dia-a-dia.

1. "Não se queixe ou fale mal do seu marido ou da sua esposa aos amigos, parentes, ou outros. Tenha a certeza que o(a) perdoará muito antes do que qualquer um deles. Mantenha a boca fechada, ou fale com ele(a) sobre o problema. Se assim não fizer, arrisca-se a ter a relação julgada ou comentada por outros. E se realmente tem de falar sobre isso, escreva-o num diário – este não julgará ninguém e poderá partilhar com ele o bom e o mau do casamento. "

2."Não se esqueçam de “namorar” depois de estarem casados. Vistam-se e prepararem-se para uma saída divertida. Não se esqueçam dos beijinhos à socapa – mantenham tudo excitante.”

3. "Se estão a discutir sobre como fazer uma tarefa, lembrem-se que os resultados não serão importantes só num único dia, uma semana, ou um mês, por isso acalmem-se”.

4. "Não pensem que não existirão problemas depois do casamento. Virão aí bastantes dificuldades. A solução é enfrentá-las, e passar por cima delas da melhor maneira. Falem sobre o que sentem, e não tentem esconder os problemas um do outro, pois terão tendência a explodir noutra qualquer situação. É como quando se tem uma ferida, colocar álcool dói, mas irá desinfectá-la e prevenir infecções ao longo do tempo. Falar sobre os problemas tem o mesmo efeito do álcool."

5. "Lembrem-se sempre que nenhum é dono do outro, são os dois uma dádiva e não uma possessão."

6. "Dêem um dia por semana a vocês para se comportarem como crianças – sejam como os melhores amigos que tem um dia livre para não fazer nada, e só lhes resta serem um pouco ridículos, rir, e não fazer nada de especial. Ao só ter em atenção a rotina do trabalho, tendem a esquecer o verdadeiro propósito da vida: apreciar a companhia um do outro e construir a uma vida feliz a dois."

7. “Arranjem um animal de estimação. Permitirá que qualquer um disponha de um pouco mais de carinho e companhia na falta do outro. Escolham um animal que se adeqúe ao vosso estilo de vida e vejam a maravilhosa diferença que ele fará nas vossas vidas.”

8. "Seja a pessoa maior – seja o primeiro(a) a pedir desculpa. É fácil ceder ao orgulho. Nunca se quer ser o primeira a pedir desculpa. Mas o casamento é mais importante que os interesses pessoais de ego.”

9. "Durmam nus!"

10. "Ninguém é perfeito, nem mesmo você. Lembre-se que quando algum se esquecer de algo, ou estragar alguma coisa, você também poderá eventualmente fazê-lo, e quando o fizer, esperará que o outro não fique com esse rancor durante os próximos 20 anos."

11. "Precisarão de fazer mais do que 50% do esforço ao longo do tempo. Não para serem egoístas, mas para dedicarem esse esforço à relação e fazerem o que é melhor não para um, mas para o casal. Não sejam possessivos em relação à maior parte das coisas, como quem deve mudar o rolo do papel higiénico. Se cada um puser o que entender como mais que metade do esforço na relação, as coisas funcionarão muito melhor."

12. "Nenhum casamento é perfeito ou fácil, e as duas pessoas deverão de trabalhar nele. Às vezes tem de se deixar ir com a maré. Construam uma equipa forte, uma vez em bom funcionamento, pensem em ter filhos."

1 comentário:

Anónimo disse...

Manter a chama de um casamento vivo durante muito tempo é uma tarefa a dois, que exige muita dedicação. O meu casamento já dura 30 anos, mas confesso que não tem sido tarefa facil maner acesa a chama, mas ianda existe. è uma boa iniciativa esta tua das dicas.
Deixo um beijinho e parabens pelo blog